• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
Planejamento Financeiro a luz da bíblia

Alcance METAS, DESENVOLVA inteligência financeira, emocional e espiritual, HABILIDADES E COMPORTAMENTOS

 
 

o educador financeiro melhora sua saúde financeira e vida espiritual

Ao ter o acompanhamento de um profissional de Educação Financeira cristão, você estará apto a entender como está a sua situação financeira atual e como você chegou até ela, o que fazer para melhorá-la e traçar planos e metas para o futuro, tudo baseado na palavra e na vontade de Deus. Ouse fazer diferente para que este poder de controlar suas finanças lhe seja dado!

 

Conte com o auxílio de diferente metodologias que usa técnicas e ferramentas com efetividade comprovadas.

Entre agora mesmo em contato para agendar uma Sessão Premium Gratuita clicando no botão abaixo. Nela eu vou saber um pouco da sua história, desafios e principalmente como eu posso te ajudar a superá-los! 

Mas caso você ainda tenha dúvidas sobre o processo e como a educação financeira pode te ajudar, logo abaixo deixei várias informações importantes que pode te ajudar a saná-las!

"Ser grande não é ser maior que os outros, ser grande é ajudar as pessoas a crescerem juntos com você"

O grande segredo para a mudanças de vida esta na sua mentalidade, sua mentalidade quando programada para a abundancia abre portas, produz imensos resultados, altera destinos, remove barreiras, transforma corações e comportamentos, e permite aos que a utilizam ir aonde as pessoas comuns jamais chegarão. Através da compreensão de como se formou nossa mentalidade atual, nos aproximamos mais e mais da nossa essência divina, da clareza do nosso estado atual e da convicção de onde preciso chegar para cumprir meu propósito.  

COMO O educador Financeiro PODE AJUDAR NA SUA VIDA FINANCEIRA?

Durante a vida precisamos tomar uma série de decisões nas quais o dinheiro está envolvido, posso dizer que em 99% das vezes, por isso, adquirir inteligência financeira e emocional é fundamental e isso não aprendemos na escola, ou seja, o dinheiro influencia em todos as áreas da nossa vida, mas Deus está sempre no controle de tudo e é nEle que precisamos confiar para tomada das nossas decisões, porém, nada nos impedi de ter a orientação pautada na ótica de Deus, de um Educador Financeiro Cristão para o planejamento financeiro e da vida para nos transformar por meio de um melhor uso do dinheiro.

Para não cair na armadilha de gastar mais do que se ganha, o ideal é manter um controle rigoroso dos gastos. Agora, se você já está praticamente com a corda no pescoço e não sabe o que fazer para solucionar esta situação, veja como o Educador Financeiro pode contribuir para que você tenha uma vida financeira cada vez mais saudável.

O profissional Educador financeiro cristão?

O papel do profissional Educador Financeiro Cristão e usar a palavra de Deus, sua experiência e habilidades para entender pessoas, seus problemas, anseios e o que as motiva. Com isso, ele explora o potencial humano e a maneira como o seu cliente se porta em determinada situação, como é a sua rotina, seus objetivos e as principais dificuldades que encontra para alcançá-los.

O Educador Financeiro Cristão se torna uma pessoa apta a avaliar a situação financeira em que você se encontra. Para isso, ele ajuda a definir prioridades, avaliar os seus rendimentos, organizar as suas finanças e criar ideias de como aumentar a sua renda. Contar com um Educador Financeiro é a resposta, não só para os momentos de desespero, preocupação ou dúvidas, mas também para evitar chegar ao ponto de ter que recorrer a empréstimos para se livrar das dívidas.

Como o Educador financeiro vai ser essencial em sua vida financeira?

Se você já está familiarizado com a metodologia do Coaching, você está ciente que um dos princípios que os coachees (clientes) adotam em suas vidas é a organização. Então, para ter uma vida financeira mais saudável é primordial ter organização. Além de aprender a ser mais organizado, o Coaching vai trazer algumas premissas básicas que você vai conseguir aprender ou aprimorar com a metodologia. Vamos ver essa premissas, mas antes...

o que a Bíblia diz sobre organização? 

"Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz". 1 Coríntios 14:33
Isso mesmo, Deus não é de bagunça, desorganização, tudo que fez e faz tem um motivo traçado, não é de confusão. Vale entender que desordem e confusão, nesse caso abrange tudo, inclusive no que diz respeito a organização para agir. Reflita!

"Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça". Provérbios 31:27
Outro versículo claro sobre como deve ser nosso comportamento, devemos cuidar dos nosso negócios mesmo os de nossa casa sem preguiça. A procrastinação deve ser evitada em nosso dia-a-dia para que possamos ter resultados positivos em relação ao que Deus planejou para nós e para nossa vida financeira em especial. 

Premissas:

Será que a Bíblia tem algo que ensinar sobre finanças?

Acredite, o maior Best Seller da história tem muito a dizer sobre finanças e como administrar bem os recursos financeiros.

Planejamento financeiro

“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar.” Lucas 14:28-30

 

Para conseguir fazer investimentos em áreas que você deseja, é preciso antes de tudo planejar como o seu dinheiro será gasto. Aqui, portanto, o Educador Financeiro vai te ajudar a definir a melhor estratégia para que você alcance seus objetivos. Com um bom planejamento financeiro você é capaz de saber quais recursos serão necessários para que você atinja sua meta, ou mesmo quais são as pessoas que vão te ajudar nesse processo. Assim, o Educador Financeiro te ajuda a entender tópicos fundamentais para que você desenvolva uma boa relação com o seu dinheiro.

 

Metas de curto prazo

"Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros". Provérbios 15:22

 

O Educador Financeiro vai te auxiliar também a elaborar metas de curto prazo, que geralmente são metas financeiras diárias, semanais e mensais. Isso vai ajudar a compor o seu planejamento financeiro e fazer com que você esteja em constante contato com ele. Assim, aos poucos você é capaz de perceber que dia a dia se encontra mais perto de alcançar seu objetivo.

Além do mais, as metas de curto prazo são capazes de te fazer sentir mais satisfeito consigo mesmo, uma vez que ao vencê-las aos poucos você se motiva ainda mais para continuar com o seu planejamento financeiro. 

 

Mudanças de comportamentos

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

Muitas relações ruins com dinheiro começam com comportamentos nocivos à sua saúde financeira. Por exemplo: gastar mais do que você ganha de salário, ou comprar coisas supérfluas e que você não precisa, não conseguir fazer uma poupança ou um investimento, etc. O Educador Financeiro entra nessa situação para te fazer reavaliar esses comportamentos maléficos e promover uma mudança dos seus hábitos.

Depois dessa básica explicação sobre como o Educador Financeiro vai te ensinar a melhorar sua relação com o dinheiro, você vai perceber que esta metodologia, voltada para a área financeira, vai te ajudar a ser uma pessoa mais feliz com as escolhas, que vão atender aos seus objetivos de vida. 

Como o Educador financeiro cristão te ajuda a ter uma vida financeira mais saudável?

 

Vamos descobrir agora alguns outros pontos sobre os quais este processo trabalha e como ele contribui para que você se sinta mais tranquilo em relação às contas, os boletos no final do mês e com as finanças de uma forma geral.

 

O que Deus diz sobre dinheiro?

 

Na Bíblia Deus diz que o dinheiro pode ser uma bênção mas não deve dominar nossa vida. O dinheiro serve para facilitar a vida mas quando é usado de forma errada pode trazer muitos problemas. A riqueza ou falta dela não serve para medir a espiritualidade das pessoas. Deus aceita e ama tanto o rico como o pobre.

 

Confira como o processo acontece:

Análise da sua relação com o dinheiro

"Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido." Eclesiastes 5:10.

Todos nós temos uma forma de enxergar e lidar com o dinheiro. Uns são mais despreocupados e gastam sem pensar tanto no futuro e outros já são mais precavidos e sabem exatamente o que precisam fazer para poupar e ter uma aposentadoria tranquila. O fato é que devemos ter um equilíbrio (eu amo essa palavra), devemos aproveitar o que Deus nos deu e também cuidar para que não falte ou até mesmo nos endividemos.

Independentemente do caso, sempre existe uma maneira de melhorar e é exatamente neste ponto que o Educador Financeiro age. Ele ajuda o cliente, a compreender a sua forma de lidar com o dinheiro, lançando luz sobre os comportamentos que ele tem, e que lhe ajudam a ter uma vida financeira saudável, assim como aqueles que prejudicam completamente suas finanças. Com isso, algumas sugestões de mudanças são feitas, para que assim haja um equilíbrio nos gastos e tranquilidade na cabeça.

Levantamento das receitas e despesas

Então o Senhor me respondeu: "Escreva claramente a visão em tábuas, para que se leia facilmente. Habacuque 2:2

Fazer o levantamento das receitas e despesas vão lhe proporcionar ter um visão clara do presente e uma visão claro do seu futuro e onde você pode chegar se nada for feito a respeito. 

O objetivo principal aqui neste processo é ajustar as finanças, para que se tenha a oportunidade de ter uma vida mais saudável. Neste sentido, o passo seguinte que deve ser realizado para que isso aconteça é fazer um levantamento das receitas e despesas existentes, no sentido de entender de que forma o dinheiro que se ganha está sendo gasto e como estes gastos podem e devem ser otimizados.

Esta etapa é fundamental, pois ela vai dar clareza ao indivíduo que está com problemas financeiros, tornando-o mais consciente de seus gastos mensais. Assim, ele poderá fazer os cortes e os sacrifícios necessários, para que, com isso, suas contas se equilibrem novamente e ele possa ficar cada vez mais despreocupado. Infelizmente, nesta etapa seu cérebro vai te sabotar para não entrar em ação e é nesta hora que o papel do Educador Financeiro que conhece de comportamento humano vai fazer a diferença durante o processo.

Controle das despesas

Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá. Eclesiastes 11:4

Já falamos anteriormente aqui, nosso Deus não é um Deus de desordem, então, essa não é uma característica que Ele se agrada em nós, cabe a nós nos desenvolver para não desonrar nosso Deus.

Não adianta ter maior consciência sobre a forma como o dinheiro está sendo gasto, se não se faz nada para mudar a situação que está prejudicando as contas. Você pode utilizar um aplicativo para anotar os seus gastos, criar uma planilha de acordo com o seu perfil, usar um bloco de anotações, enfim, existem variados métodos para isso. O importante mesmo é que não se deixe passar nada, pois só assim será possível sair do vermelho e alcançar objetivos maiores.

Alcance de objetivos

 

"Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria." Provérbios 21:5

 

As pessoas tem o costume se usar o versículo de Jeremias onde Deus falar que a "Ele pertence os nossos planos" e de fato pertence, mas, precisamos submeter a Deus os nossos planos e não ficar de braços cruzados esperando que ele faça tudo por nós, então, planeje e ore a Deus para que ele abençoe seus planos, faça sua parte. 

Uma das coisas que mais ajudam qualquer pessoa a se relacionar melhor com o seu dinheiro e aprender a poupar mais é definir um objetivo que depende especificamente do indivíduo economizar para alcançá-lo.

Pode ser uma viagem, um carro novo, a casa ou o apartamento próprio, tornar-se um empreendedor e dono do próprio negócio, morar sozinho, casar e por aí vai. O importante é que a partir do momento em que ele for determinado, com um prazo estabelecido para alcançá-lo, o indivíduo se comprometa verdadeiramente e passe a economizar uma quantia todos os meses.

Inserir este hábito em sua rotina vai lhe ajudar a desenvolver a disciplina e o comprometimento tão necessários para que se compreenda a importância de se relacionar melhor com o seu dinheiro e parar, em definitivo, de gastar mais do que você ganha.

Indicação dos melhores investimentos

 

Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. Mateus 25:29. 

A parábola dos talentos é a maior aula sobre a importância de se investir que a Bíblia dá!

 

O Educador Financeiro é fundamental na indicação dos melhores investimentos a serem feitos, de acordo com o objetivo que se pretende alcançar. Como nem todos sabem trabalhar com aplicações, é essencial contar com a orientação de um profissional especializado, que ajuda a aumentar os rendimentos e fazer o dinheiro trabalhar para nós, não o contrário.

Acompanha a sua evolução

“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade” (Eclesiastes 4.9,12).

O Educador Financeiro tem como papel principal realizar o acompanhamento de sua evolução ao longo de toda esta jornada de mudanças significativas de hábitos financeiros. Este acompanhamento é fundamental para que, se necessário, ajustes sejam feitos e você não caia em tentação e acabe recorrendo a velhos hábitos, que possam prejudicar o seu processo evolutivo. Por isso, contar com este apoio profissional até a conquista de suas metas é essencial e vai lhe tornar uma pessoa verdadeiramente realizada.

Motiva e celebra suas conquistas

"Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Coríntios 15:57

 

Ao longo deste processo de acompanhamento de sua evolução, um dos principais papéis do Educador Financeiro é também estar sempre ao seu lado para lhe motivar e não deixar que você desista no meio do caminho, abrindo mão do alcance de seus sonhos e objetivos.

Neste sentido, o Educador Financeiro também serve como um grande apoio e incentivo para que nos lembremos constantemente de que existe recompensas para o comprometimento e disciplina. Com certeza, ele estará lá para celebrar as vitórias!

Se você chegou até aqui, talvez seu cérebro esta tentando te sabotar, (e ele vai tentar fazer isso a todo custo), deva ter colocado na sua mente "eu consigo fazer isso tudo sozinho!"  "eu não preciso de ninguém para isso", numa boa, se fosse para você fazer isso sozinho você já teria feito, então! não seja orgulhoso, e deixe um profissional te ajudar nisso.

"Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros." Provérbios 15:22

 

O que a Bíblia fala sobre o orgulho?

 

A Bíblia fala que o orgulho, que é arrogância, é pecado e causa muitos problemas. O orgulhoso muitas vezes não reconhece seus erros. Deus humilha os orgulhosos.

Orgulho é ter um conceito errado de si mesmo. O orgulhoso se acha superior por alguma razão, desprezando outras pessoas. Quando o orgulho é levado ao extremo, a pessoa pode se achar tão importante como Deus, ou pensar que Deus lhe deve alguma coisa! - Ezequiel 28:2

A Bíblia diz que o orgulho leva à humilhação. O orgulho torna a pessoa no seu próprio ídolo. O orgulhoso se torna cego e não vê que vai cair na desgraça, porque se acha invencível (Provérbios 16:18).

 

Para quem é indicado ter o acompanhamento de um Educador financeiro?

 

Existe uma gama de pessoas que pode contar com a ajuda desse profissional, uma vez que todos nós, em certo momento da vida, temos de lidar com questões financeiras. Abaixo seguem alguns casos indicados:

  • Pessoas que estão com dívidas e não conseguem organizar suas contas;

  • Empresários que querem ter um contato maior com as finanças de sua empresa, porém não têm orientação qualificada para isso;

  • Pessoas que têm sonhos e objetivos, que demandam uma boa quantidade de dinheiro, mas não sabem como planejar as finanças nem traçar um planejamento pessoal para cumpri-las;

  • Jovens que acabaram de sair da faculdade e estão no primeiro contato com a vida financeira e não sabem como se organizar;

  • Pessoas que não têm problemas financeiros, porém, querem fazer novos investimentos e não sabem por onde começar, qual retorno terão e no que devem investir;

 

Além destes, existem diversos outros casos e situação. Assim, o mais importante a se saber é que a educação financeira é um processo verdadeiramente eficaz, que serve para contribuir com a vida e com os objetivos de todos os tipos de pessoas. Sendo assim, se você deseja contar com a ajuda, para organizar a sua vida financeira, procure um Educador Financeiro Cristão e veja quais orientações ele pode te passar. 

Controle financeiro é como praticar exercícios

 

Essa é uma analogia perfeita para explicar como funcionam e quais são os princípios do controle financeiro. Primeiro, pela importância de ambos para termos uma vida saudável e tranquila. Outro ponto de convergência entre os dois conceitos é a forma como nos “acostumamos” a eles. Você pratica alguma atividade física?

Seja por vontade de entrar em forma e se tornar mais saudável ou devido a uma indicação médica, em algum momento da vida, nós nos deparamos com a necessidade de praticar algum exercício. No começo, é sempre complicado, porém, com o passar do tempo e a percepção de todos os benefícios adquiridos, a prática se torna prazerosa e indispensável, para permanecermos felizes e satisfeitos.

É exatamente assim que acontece com o controle das suas finanças. É necessário que aconteça uma mudança de hábitos, a prática constante, a disciplina, a paciência e o comprometimento. Somente com uma boa dose de tudo isso, você terá chances de ter uma vida financeira mais controlada e saudável.

 

Mas se todos nós sabemos os benefícios de praticar exercícios físicos e também de ter controle sobre os nossos gastos, por que ainda sentimos dificuldade na realização de ambas as atividades?

 

O principal motivo para isso é que muitos não fazem ideia do que é preciso fazer, como começar, quais os “exercícios” necessários ou a execução certa deles. A função do Educador Financeiro é exatamente essa, ou seja, é ajudar a esclarecer quais as melhores atividades (investimentos). Assim como quem começa em uma academia, os primeiros exercícios serão de fortalecimento muscular (controle de custos e eliminação de hábitos financeiros ruins). Só depois começam as principais lições para atingir o objetivo: ganhar massa muscular (aumentar a renda) ou perder peso (parar de gastar mais do que ganha).

Trabalhando em casa

Provérbios 23.7

“assim como você pensa na sua alma, assim você é!”

Se você pensa que consegue, você consegue.

Se você pensa que não consegue, você não consegue.

e a escolha sempre foi e será sua!

"Sucesso É Conhecer seu propósito na vida, Crescer para alcançar seu máximo potencial, e Plantar sementes que beneficiarão outras pessoas."
John Maxwell

Como descobrir o meu propósito de vida?

"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." Romanos 8:28

Todos nós fomos chamados de acordo com o seu propósito, só precisamos encontrar o que exatamente vamos fazer para cumprir esse propósito de vida, basicamente seu propósito será ajudar pessoas, a grande pergunta que não quer calar é como você vai ajudar pessoas aqui neste terra? e ainda ser muito bem remunerado para isso. Eu posso te ajudar a encontrar sua missão de vida para cumprir seu propósito aqui nesta terra, Saiba mais no botão abaixo!

 

Sou Rangel Lopes
Educador financeiro e Coach.

Cristão, esposo da Luciane Lopes, pai do Victor, padrasto da Laura Thais, Coach com duas formações, Educador Financeiro, Especialista em Finanças á luz da Bíblia e Comportamento Humano, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado em Finanças Corporativa, com mais de 15 anos de experiência no mercado privado.

 

Hoje, uso toda essa experiência para ajudar pessoas e empresas a Prosperarem, viverem os Propósitos de Deus e realizarem seus sonhos através da mudança de mentalidade e de comportamentos, uma mudança de dentro para fora, utilizando técnicas e ferramentas comprovadas cientificamente, mas principalmente guiado pela palavra e a vontade de Deus para sua vida.